Centro Loyola em BH oferece cursos para ajudar na Evangelização dos jovens

Curso: Horizontes da Evangelização com as Juventudes. Curso com Lideranças de Jovens Atento às novas linguagens, metodologias e orientações da Igreja, o curso quer possibilitar novas “trilhas” e criatividade na Evangelização das Juventudes. Quer ser um espaço de formação para assessores, coordenadores e lideranças de Juventudes, bem como para catequistas do pós-crisma.

Objetivos:

- Preparar assessores, coordenadores, lideranças de Juventudes e catequistas do pós-crisma para a Evangelização das J

- Orientar a organização, a metodologia e o planejamento do trabalho com Jovens.

- Propor novos caminhos pastorais com as Juventudes.

- Cuidar da Espiritualidade como fonte da missão.

Critérios para participar:

- Ser membro da coordenação/assessoria de grupo de jovens, catequistas do pós-crisma.

- Idade Mínima: 18 anos.

Duração do curso:

O curso será realizado num domingo por mês, das 9h às 17, no Centro Loyola.

Carga horária total: 32 horas/aula.

Será emitido Certificado de Extensão.

Investimento: R$ 50,00 por encontro (no valor está incluso a alimentação, materiais e assessoria).

Equipe de coordenação: Cícera Botelho Frazão (Assessora Juventude RENSE), Eduardo Carvalho da Silva (Espaço Magis BH), Márcio Danilo Gomes dos Santos (Espaço Magis Trindade), Ismael Deyber Oliveira Silva, Afonso Murad (teólogo e pastoralista), Lucimara Trevizan (Centro Loyola)

Conteúdos do Curso:

Seguimento de Jesus

Quando anunciamos Jesus Cristo, sentimos que o Evangelho é palavra que hoje nos renova e revitaliza? Mas quem foi afinal Jesus de Nazaré? O que tem de fascinante em sua vida? Qual era a grande paixão-missão de Jesus? Como garantir que o anúncio de Jesus seja central na evangelização das Juventudes? Essas questões continuam a nos mover na busca por compreender o mistério da encarnação, da humanidade e divindade de Jesus, sua morte e ressurreição, bem como o seu anúncio hoje.

Assessor: Lucimara Trevizan

25 de agosto, domingo, 9h às 17h.

Projeto de vida

Já pensou numa vida diferente? O que significa elaborar um Projeto de Vida? O que refletir, buscar e discernir num projeto pessoal? A evangelização com as Juventudes necessita, mais que nunca, proporcionar aos jovens o resgate da sua história e de sua autobiografia, para que assim possam projetar o próprio futuro.

“Uma vida não refletida é uma vida não vivida” (Pe. Pedro Arrupe SJ)

Assessor: Eduardo Carvalho da Silva SJ

29 de setembro, domingo, de 9h às 17h.

Organização, planejamento e metodologia do trabalho com jovens

Como melhorar a organização e planejamento do trabalho com Juventude? Por que planejar? O planejamento é fundamental no processo de discernimento do que é prioridade na evangelização com as Juventudes. O curso irá proporcionar caminhos criativos para o trabalho com jovens, incluindo o pós-crisma.

Assessores: Cícera Botelho Frazão e Davi Caixeta SJ

20 de outubro, domingo, de 9h às 17h.

Liderança e protagonismo Juvenil numa Igreja em saída

O que é “Igreja em saída”?  Qual o lugar do jovem na Igreja hoje? Como melhorar a liderança do trabalho com jovens? Quais são os tipos de lideranças juvenis? Como coordenar a mudança pedida pela Igreja na evangelização com jovens? Inspirados pela Exortação Apostólica pós-sinodal Christus Vivit (Cristo Vive), abordaremos as implicações de uma pastoral juvenil com o protagonismo dos jovens, sujeitos da Igreja em saída.

Assessores: Vinícius Borges Gomes

01 de dezembro, domingo, de 9h às 17h.

Domingos, de 9h às 17h

Período de Inscrição: 15 de julho a 24 de agosto

Informações e inscrições: 3342-2847

Secretaria do Centro Loyola:

Rua Sinval de Sá, 700 – Cidade Jardim

Horário: 2ª a 5ª feira, de 13h às 21h e 6ª feira, de 13h às 18h.

O Curso é uma iniciativa do Centro Loyola com o apoio do Secretariado Arquidiocesano de Juventude (SAJ) da Arquidiocese de Belo Horizonte e também do MAGIS - ação apostólica da Companhia de Jesus com Jovens.