O que é?

Atenta às realidades das juventudes e desejosa de apoiar seu protagonismo, a Arquidiocese de Belo Horizonte busca concretizar a sua opção preferencial pelos jovens, e quer ajudá-los em sua  articulação e organização. Para tanto, reconhece que há sinais evidentes do Reino em sua caminhada e, ao mesmo tempo, vê os desafios pastorais em seu processo de evangelização.

Assim, como resposta concreta a tais desafios, a Arquidiocese contempla em seu Projeto de Evangelização Proclamar a Palavra, o cuidado, acomapanhamento e incentivo nos movimentos juvenis, por meio do Secretariado Arquidiocesano da Juventude.

As quatro exigências básicas da evangelização serão a base unificadora deste Secretariado:

• diálogo com o diferente,
  • serviço aos pobres,
  • anúncio do Evangelho,
  • testemunho da comunhão eclesial.

A estas exigências, tomadas no que tange à realidade especifica da juventude, acrescentamos a formação como resposta aos desafios pastorais dos jovens na Arquidiocese de Belo Horizonte.